Nestes tempos onde a Internet contém informações praticamente sobre todos os assuntos, eu ainda sou um leitor à antiga: ainda gosto muito de ler livros. Um livro técnico tem diversas vantagens sobre a Internet:
- O texto sobre um deferminado assunto fica concentrado num único lugar, não preciso pesquisar ou procurar por ele
- Os dados são cuidadosamente escritos e revisados, o que faz que as informações contenham (em geral) menos erros
- Pode ser lido em qualquer lugar ou condição, sem energia elétrica ou conexão à Internet
Assim, postarei aqui periodicamente reviews sobre o que estou lendo, para que vocês possam ver o que temos disponível e medir se vale a pena, financeiramente e quanto a gasto de tempo (que pessoalmente, acho mais caro que o próprio custo do livro).
O primeiro review é sobre o livro Coding4Fun, do Dan Fernandez e Brian Peek, publicado pela O'Reilly. O título poderia ser traduzido por "Codificando por Diversão" e, à primeira vista, poderia parecer algo sobre programação nas horas vagas, onde fazemos testes sobre os assuntos que nos interessam. Bem, o livro não deixa de ser isso, mas é muito mais.
O livro traz 10 projetos, divididos em três áreas: Jogos, Software e Web e Hardware. A primeira parte traz 3 projetos ligados a jogos: um jogo de Space Invaders (aqueles com mais de 30 anos com certeza lembram deste :-)), feito com XNA, um jogo de aventura com um soldado de Lego em Silverlight, feito com o PopFly game creator e um leitor de RSS para o WarCraft. A segunda parte traz 4 projetos, um para fazer download dos vídeos do YouTube e convertê-los para tocar no computador offline ou no IPod ou Zune, um para fazer streaming peer2peer de vídeos, para poder ver em um computador remoto os vídeos armazenados em outro, um sistema de pesquisas de opinião usando o Twitter e um sistema Asp.net para ver em qualquer lugar o conteúdo da caixa postal do Outlook usando o Windows Home Server. A última parte contém três projetos ligados a equipamentos de hardware. O primeiro é um carro de controle remoto controlado pelo WiiMote, o controle remoto do Wii. O segundo é um projeto de uma tela touch screen na parede usando o WiiMote e o terceiro permite controlar luzes natalinas que acendem e apagam conforme a música.
Como podem ver, o escopo do livro é bem amplo e cobre um leque de tecnologias muito grande. Os projetos são muito interessantes e, mesmo que você não se interesse por todos, com certeza, irá gostar muito de alguns. O livro é bem escrito e contém os códigos escritos tanto em C# quanto em VB.net. Pessoalmente, eu gostei bastante do livro e ele traz um mix de muitas tecnologias que estão sendo criadas pela Microsoft. Entre elas:
- XNA
- PopFly Game Creator - Silverlight
- WPF
- WCF
- Asp.Net
- RSS Feeds
- Integração com Outlook
Além disso, mostra como interfacear com outras tecnologias, como o WarCraft, o YouTube, o WiiMote ou o Twitter. Os projetos são muito bons e pude comprovar que funcionam, como o projeto da tela TouchScreen, que ajudou meus filhos Roberto e Eduardo a irem à França em 2008 para competir na ImagineCup, na categoria Projeto de Software, com o projeto Ecologger.
Em resumo, este é um livro altamente recomendado para quem quer conhecer as novas tecnologias que estão sendo criadas pela Microsoft. O livro não é suficiente para ensinar a fundo os assuntos, cada um deles é assunto de diversos livros, mas muito bom para dar uma idéia do que são e como podem ser usados de maneira muito criativa para criar algo para as horas vagas...