Skip to content
Bruno Sonnino
Menu
  • Home
  • About
Menu

Animação com efeitos especiais

Posted on 14 July 2007

Nesta postagem irei mostrar duas coisas interessantes em WPF: como é fácil fazer uma animação e como podemos dar um efeito interessante, mais realista a ela, de maneira muito simples.

Uma animação em WPF é criada usando-se um Storyboard. Nele colocamos os efeitos de animação que queremos dar a um elemento do desenho. Um efeito de animação pode ser gerado, por exemplo, com o DoubleAnimation. O DoubleAnimation, como o nome já diz, anima uma propriedede do objeto que tem tipo Double, como por exemplo a posição (Canvas.Left ou Canvas.Top).

O seguinte código faz que uma elipse fique ziguezagueando na janela quando ela é carregada:

<Canvas xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml/presentation"
        xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml">  
    <Ellipse Width="100" Height="100" Fill="Red">
        <Ellipse.Triggers>      
            <EventTrigger RoutedEvent="Ellipse.Loaded">        
                <BeginStoryboard>          
                    <Storyboard >            
                        <DoubleAnimation From="300" To="0" RepeatBehavior="Forever"
                            AutoReverse="True" Duration="0:0:0.5"
                            Storyboard.TargetProperty="(Canvas.Top)" />
                        <DoubleAnimation From="0" To="600" RepeatBehavior="Forever"
                            Storyboard.TargetProperty="(Canvas.Left)" Duration="0:0:3"
                            AutoReverse="True"/>
                    </Storyboard>        
                </BeginStoryboard>      
            </EventTrigger>    
        </Ellipse.Triggers>  
    </Ellipse>
</Canvas>
XML

Esta linha anima a posição vertical (Canvas.Top), da posição 300 até a posição 0, com duração de 5 segundos. Esta animação é repetida indefinidamente e, ao final, o movimento é revertido

<DoubleAnimation From="300" To="0" RepeatBehavior="Forever"
    AutoReverse="True" Duration="0:0:0.5"
    Storyboard.TargetProperty="(Canvas.Top)" />
XML

A outra linha anima a posição horizontal, com duração de 3 segundos. A composição das duas animações faz com que a elipse fique fazendo um ziguezague até que a aplicação seja fechada. Mas isso não é tudo. Podemos ainda dar o efeito da gravidade à elipse, fazendo que ela simule uma bola pulando. Para isso usamos o DecelerationRatio. Esta propriedade varia entre 0 e 1 e irá dizer o percentual da animação que será desacelerada. Por exemplo, se o valor dela for 0.33, então o último terço do movimento será desacelerado. Para simularmos o efeito da gravidade, aplicamos o DecelerationRatio na animação da posição vertical:

<DoubleAnimation From="300" To="0" RepeatBehavior="Forever" AutoReverse="True"   Duration="0:0:0.5"         
    Storyboard.TargetProperty="(Canvas.Top)" DecelerationRatio="1"/>
XML

Com esta alteração simples, nossa animação que era um simples ziguezague, passa a simular uma bola pulando, com o efeito da gravidade.

3 thoughts on “Animação com efeitos especiais”

  1. Jeferson says:
    27 August 2007 at 09:49

    Bruno, ótimos artigos!
    Que tal uns screenshots ?

    Abraço

    Reply
  2. bsonnino says:
    27 August 2007 at 10:01

    Boa idéia. Vou colocar alguns nos próximos artigos.

    Bruno

    Reply
  3. Jhosep says:
    13 April 2010 at 13:56

    muito bom, testei aqui funcionou certinho, tudo como escrito acima, gostaria muito de conheçer a windows……

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • May 2025
  • December 2024
  • October 2024
  • August 2024
  • July 2024
  • June 2024
  • November 2023
  • October 2023
  • August 2023
  • July 2023
  • June 2023
  • May 2023
  • November 2022
  • October 2022
  • September 2022
  • August 2022
  • June 2022
  • April 2022
  • March 2022
  • February 2022
  • January 2022
  • July 2021
  • June 2021
  • May 2021
  • April 2021
  • March 2021
  • February 2021
  • January 2021
  • December 2020
  • October 2020
  • September 2020
  • April 2020
  • March 2020
  • January 2020
  • November 2019
  • September 2019
  • August 2019
  • July 2019
  • June 2019
  • April 2019
  • March 2019
  • February 2019
  • January 2019
  • December 2018
  • November 2018
  • October 2018
  • September 2018
  • August 2018
  • July 2018
  • June 2018
  • May 2018
  • November 2017
  • October 2017
  • September 2017
  • August 2017
  • June 2017
  • May 2017
  • March 2017
  • February 2017
  • January 2017
  • December 2016
  • November 2016
  • October 2016
  • September 2016
  • August 2016
  • July 2016
  • June 2016
  • May 2016
  • April 2016
  • March 2016
  • February 2016
  • October 2015
  • August 2013
  • May 2013
  • February 2012
  • January 2012
  • April 2011
  • March 2011
  • December 2010
  • November 2009
  • June 2009
  • April 2009
  • March 2009
  • February 2009
  • January 2009
  • December 2008
  • November 2008
  • October 2008
  • July 2008
  • March 2008
  • February 2008
  • January 2008
  • December 2007
  • November 2007
  • October 2007
  • September 2007
  • August 2007
  • July 2007
  • Development
  • English
  • Português
  • Uncategorized
  • Windows

.NET AI Algorithms asp.NET Backup C# Debugging Delphi Dependency Injection Desktop Bridge Desktop icons Entity Framework JSON Linq Mef Minimal API MVVM NTFS Open Source OpenXML OzCode PowerShell Sensors Silverlight Source Code Generators sql server Surface Dial Testing Tools TypeScript UI Unit Testing UWP Visual Studio VS Code WCF WebView2 WinAppSDK Windows Windows 10 Windows Forms Windows Phone WPF XAML Zip

  • Entries RSS
  • Comments RSS
©2025 Bruno Sonnino | Design: Newspaperly WordPress Theme
Menu
  • Home
  • About