Hoje tivemos o primeiro dia do TechEd Brasil. Logo cedo, a fila do credenciamento estava cheia, estão sendo esperadas mais de duas mil pessoas no Transamerica Expo, local do evento. São 7 salas simultâneas, com 17 sessões e um keynote nos três dias de evento.
Começamos com o Keynote do CEO da Microsoft, Steve Ballmer (veja um resumo do encontro que tivemos um pouco antes aqui). Ele começa sua apresentação dizendo: "se você pensa que estamos indo rápido demais, isto é só o começo: a velocidade vai aumentar" e "queremos dar mais valor de IT a um custo baixo".
Em seguida, ele falou das tendências da indústria:
- Virtualização
- Interoperabilidade e segurança
- Software + Serviços
- Experiência rica do usuário
Na parte de Virtualização, ele falou de virtualização de Windows e Linux, Gerenciamento de máquinas ESX e custo a 1/3 do VMWare. Em seguida,o Danilo Bordini fez uma apresentação do sistema Hyper-V, presente nos servidores Windows 2008 - realmente impressionante, gerenciando múltiplas máquinas físicas hosteando diversos servidores virtuais.
Em Interoperabilidade, falou sobre conexões abertas, portabilidade de dados, suporte a padrões e acoplamento aberto.
Em Software+serviços, falou que o software está evoluindo e a tendência é software+serviços, onde teremos software com interface rica falando com serviços. Nanuvem teremos os recursos computacionais, de armazenamento, gerenciamento enquanto que na parte de desenvolvimento teremos win32 mais .net, falando com Silverlight e WPF e Javascript. O Deployment das aplicações será feita no sistema "Click to run" (você já ouviu falar de ClickOnce?), e a experiência do usuário será valorizada, em PCs, Telefones, Múltiplas máquinas e UI natural. Na Web, a Web 2.0 com redes sociais e colaboração.
Quanto à experiência rica do usuário, a integração Designer com o desenvolvedor será fundamental e a experiência será sentida de maneira semelhante no Browser e no Windows, privilegiando as interfaces de design de user Experience, modelos de programação comum entre as interfaces e ferramentas de desenvolvimento integradas. Finalmente, mostraram a aplicação de aluguel e compra de filmes online da livraria Saraiva, em WPF. Um software muito bonito e interessante, usando WPF e WCF integrados de maneira muito legal. O pessoal da Saraiva está de parabéns.
Na área de encontro, pude encontrar diversos amigos que não via há muito tempo, o salão estava realmente cheio. Entre um bate papo e outro pude assistir à palestra do Rafael Godinho, sobre novidades do .net Framework 3.5 - aqui vale a pena ressaltar o Entity Framework, o Ado.Net data Services ("Astoria"), realmente muito bom, e o Asp.Net MVC - este ainda está em beta, mas promete. Outra palestra que assisti foi a do Alfred Myers.sobre novidades do C# 3.0. Aqui vale a pena dar uma olhada nestas novidades, pois facilitam o desenvolvimento com o VS 2008.
Hoje vou dar minha palestra de WPF, se você não conhece, venha ver à 17:30. As palestras estão com um nível bom e, se você não veio, fique ligado para não perder o evento do ano que vem!