No post anterior mostramos os behaviors em Blend e apresentamos os dois tipos de behaviors: Actions e Behaviors.
Ali, mostramos como criar uma Action, que atua sobre um elemento Target, fazendo uma ação sobre ele. Neste post, iremos mostrar os Behaviors e como podemos criar um behavior para ser usado (e reutilizado) no Blend.
Um behavior atua sobre um elemento associado e executa uma determinada ação, que não precisa ser sobre outro elemento, pode ser inclusive sobre ele mesmo. Aqui iremos mostrar como criar um behavior para movimentar elementos de uma listbox arrastando e soltando-os na nova posição.
Antes de iniciar o desenvolvimento do behavior, devemos saber como fazer o Drag & Drop em WPF. Para que um componente possa suportar Drag & Drop, devemos configurar sua propriedade AllowDrop para True. Em seguida, devemos manipular dois eventos: DragOver, que é ativado quando algo está sendo arrastado sobre o elemento e Drop, quando algo é solto sobre o elemento.
No evento DragOver devemos dizer qual é o cursor que deve ser apresentado quando há algo sendo arrastado sobre o elemento. Usamos o segundo parâmetro do manipulador de eventos, do tipo DragEventArgs, configurando a propriedade Effects com um código semelhante a este:
Este código faz que o cursor de movimentação seja mostrado. No evento Drop devemos concluir a ação. Com esta pequena introdução, podemos criar nosso behavior. Desta vez, iremos iniciar nosso projeto no Blend. Crie um novo projeto WPF, do tipo WPF Application
Em seguida, vá para o menu Project e selecione Add New Item, escolhendo a opção Behavior. Dê o nome de DragListItemBehavior
O Blend cria um código semelhante ao seguinte:
Devemos sobrescrever dois métodos, OnAttached e OnDetaching. No método OnAttached iremos fazer o processo de inicialização do nosso behavior: conectar manipuladores, configurar propriedades, etc. No método OnDetaching fazemos a limpeza do processo. Agora que já temos nosso projeto criado, podemos editar seu código no Visual Studio. No painel Projects, clique com o botão direito do mouse sobre a solução e selecione Edit in Visual Studio. O projeto é aberto no Visual Studio.
Abra o arquivo do behavior para editá-lo. Queremos que o behavior só atue sobre ListBoxes. Para isto iremos alterar seu tipo:
Em seguida, devemos colocar, no método OnAttached, o código de inicialização, onde iremos configurar as propriedades e conectar os manipuladores:
Note que conectamos os eventos DragOver e Drop, mas também usamos o evento PreviewMouseLeftButtonDown. Isto é necessário por que iremos iniciar a ação de Drag & Drop quando o usuário clica num item da Listbox. O behavior tem uma propriedade AssociatedObject, que é o objeto associado ao behavior. Como definimos que esse é um Behavior
Podemos então criar o código para fazer o Drag & Drop nos manipuladores dos eventos. No evento PreviewMouseLeftButtonDown obtemos o item que foi clicado e iniciamos o processo de Drag & Drop:
O método GetDataFromListBox procura na árvore de elementos e retorna o item que foi clicado:
No evento DragOver iremos configurar o cursor. Se o Drag & Drop é da própria Listbox, deixamos arrastar, senão configuramos o cursor para None:
Finalmente, no evento Drop fazemos a movimentação do item arrastado:
Verificamos onde o item arrastado foi solto e, se for numa posição diferente da atual, movemos o item para uma nova posição. Nosso behavior está pronto. Compile o projeto e abra o Blend para recarregá-lo. Nosso behavior está lá e pode ser usado.
Coloque uma Listbox na janela e coloque alguns itens nela. Arraste um DragListItemBehavior para a Listbox. Execute o programa. Você pode ver que podemos arrastar os itens da Listbox para movê-los de lugar. Este behavior é reutilizável e pode ser usado em qualquer Listbox, mesmo por aqueles que não tem conhecimento de C#. Como você pode ver, um behavior pode modificar o comportamento de outros componentes, estendendo-os e trazendo novos comportamentos, sem que seja necessário criar um controle derivado.