Se você achava que é muito difícil desenvolver aplicações LOB com WPF, precisa ver este meu novo artigo que foi publicado no site Linha de Código (http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2138). Lá eu mostro como desenvolver uma aplicação LOB com WPF, usando LINQ to SQL.
No artigo eu mostro como fazer a inclusão, alteração e exclusão usando LINQ to SQL. Lá também mostro como criar um UserControl que é instanciado em tempo de execução e permite editar os registros detalhes tabelas relacionadas como mestre-detalhe. Vale a pena dar uma olhada e ver que não é tão complicado desenvolver aplicações LOB com WPF
Bruno, bacana este seu artigo. O WPF e’ na minha opniao e’ a bola da vez. Gostaria se possivel de um exemplo de como conectar o Bco MS SqlServer numa rede local (5 clientes), Vc poderia nos dar um exemplo de uma classe com esta funcao.
Valeu.
Não entendi direito. Se o que você quer é fazer o seu aplicativo conectar ao Sql Server, o artigo mostra como fazer isso (isso funciona para múltiplos usuários).
Se o que você quer é saber como montar uma rede que acesse o Sql Server, aí não tem muito segredo: você instala o servidor em uma máquina e os clientes do Sql Server nas outras. Aí sua aplicação usa um string de conexão que se liga ao servidor.
Desculpe Bruno, pela minha ignorância.
Comecei agora estudar o WPF, e estou seriamente pessando em migrar
o projeto comercial meu feito pelo DELPHI p/ o WPF. Acho q/ poderia
mudar drasticamente o visual do sistema, alem de acreditar e ver um
futuro promissor nesta tecnologia. Porem estou com algumas dúvidas.
No caso especifico de seu exemplo, se eu tivesse q/ mudar o bando de
dados para um outro Servidor, como eu faria ???, onde fica gravada a
string de conexão. Outra coisa, O modelo “DATA Binding” daria p/
ser usado em um sistema, por exemplo, de vendas, onde exitem 10 vende-
dores trabalhando simultaneamente, fazendo vendas, alterando o estoque,
gerando divida p/ cada cliente, etc. Qual sua opniao ???
Agradeço sinceramente sua ajuda,
Mauro Otoni
Acredito que a grande vantagem do WPF é a possibilidade de mudar o visual radicalmente.
No caso do exemplo, você pode manter a string de conexão aonde quiser: num arquivo ini, num arquivo xml ou mesmo no programa. Quando você cria o DataContext, você pode passar o novo ConnectionString:
var dc = new NorthwindDataContext(connectionString);
Quanto a usar o sistema onde múltiplos usuários estão trabalhando simultaneamente, isto é possível, sim. Quando você está trabalhando, os dados estão guadados localmente. Quando você dá o SubmitChanges eles são gravados no BD. Aí é que é feita a verificação de conflitos. Isto é semelhante ao ClientDataset e ao Provider no Delphi: quando você trabalha com o ClientDataset, os dados estão na memória e só são gravados quando você dá o ApplyChanges. Aí você trata os conflitos.
Bruno, Boa tarde,
gostaria se possivel, Vc nos dar um exemplo de como popular um DataGrid com “algumas” (não todas) colunas de uma determinada tabela, usando o WPF e o linq.
´Você pode me ajudar ??
Agradeço antecipadamente.
Estou pensando em fazer um artigo ou post sobre o WPF DataGrid. Aguarde…
Gostei bastante do seu artigo, mas seria interessante se vc fizesse com o LINQ to Entities, já que muitas aplicações como no banco que trabalho são feitas com Oracle, access e outras bases de dados.
Abraços,