Skip to content
Bruno Sonnino
Menu
  • Home
  • About
Menu

Movendo Shapes com o mouse em WPF

Posted on 9 January 2008

Em WPF, uma Shape (retângulos, elipses, linhas,..) é um FrameworkElement e recebe os eventos de mouse e teclado, como qualquer outro FrameworkElement (botões, por exemplo). Isto é muito diferente de WinForms, onde as formas desenhadas usando GDI+ são apenas desenhos na tela e não recebem nenhum evento.

Podemos usar isso para movimentar nossas shapes com o mouse usando os eventos PreviewMouseLeftButtonDown, PreviewMouseLeftButtonUp e PreviewMouseMove.

Inicialmente, colocamos algumas shapes no Canvas:

<Canvas x:Name="canvas1"
        PreviewMouseLeftButtonDown="canvas1_PreviewMouseDown"
        PreviewMouseMove="canvas1_PreviewMouseMove"
        PreviewMouseLeftButtonUp="canvas1_PreviewMouseUp">
    <Rectangle Canvas.Top="10" Canvas.Left="10" Width="20" Height="40" Fill="Fuchsia" />
    <Ellipse Canvas.Top="25" Canvas.Left="50" Width="40" Height="40" Fill="DarkSeaGreen" />
    <Line Canvas.Top="120" Canvas.Left="50" X1="10" Y1="10" X2="50" Y2="50" Stroke="Navy"
          StrokeThickness="3" />
    <Polygon Canvas.Top="50" Canvas.Left="120" Points="30,20 80,24 80,54 30,20"
             Fill="Red" />
</Canvas>
XML

Como podemos ver, colocamos os manipuladores de eventos no Canvas. Devido ao recurso de Bubbling e Tunneling, os eventos são propagados por toda a árvore de elementos e, quando clicamos em qualquer uma das shapes, o Canvas recebe o evento também. Assim, podemos processar os eventos em um único local, não nos preocupando de atribuir os manipuladores para cada shape do desenho.

No código fonte, definimos alguns campos auxiliares:

Point start; // Ponto base para a movimentação
int currentZ; // Z-Index atual
bool isDragging; // Está movendo?
Shape movedElement; // Elemento sendo movido
C#

O manipulador para o evento PreviewMouseLeftButtonDown é:

private void canvas1_PreviewMouseDown(object sender, MouseButtonEventArgs e)
{           
   // Verifica se clicamos numa Shape
   if (e.Source is Shape)
   {
       // Pega posição atual do mouse
       start = e.GetPosition(canvas1);
       // Inicializa variáveis e configura opacidade da shape para 0.5
       isDragging = true;
       movedElement = (Shape)e.Source;
       ((Shape)e.Source).Opacity = 0.5;
       canvas1.CaptureMouse();
       e.Handled = true;
   }
}
C#

Aqui, inicializamos a variável start com a posição que o mouse foi clicado, configuramos isDragging para true, deixamos o elemento semi-transparente e capturamos o mouse. O manipulador para o evento PreviewMouseMove é:

private void canvas1_PreviewMouseMove(object sender, MouseEventArgs e)
{
   if (isDragging)
   {
       Point pt = e.GetPosition(canvas1);
       // Pega posição atual da shape
       double currentLeft = (double)movedElement.GetValue(Canvas.LeftProperty);
       double currentTop = (double)movedElement.GetValue(Canvas.TopProperty);

       // Calcula nova posição
       double newLeft = currentLeft + pt.X - start.X;
       double newTop = currentTop + pt.Y - start.Y;

       // Reposiciona elemento
       movedElement.SetValue(Canvas.LeftProperty, newLeft);
       movedElement.SetValue(Canvas.TopProperty, newTop);

       start = pt;
       e.Handled = true;
   }
}
C#

Aqui verificamos se estamos arrastando um elemento. Se estivermos, pegamos a nova posição do mouse, recalculamos a posição da Shape e movemos. Como a posição é dada por attached properties, devemos usar SetValuee GetValue para obter e alterar as propriedades Canvas.Left e Canvas.Top. Finalmente, fechamos o movimento no evento PreviewMouseLeftButtonUp:

private void canvas1_PreviewMouseUp(object sender, MouseButtonEventArgs e)
{
   // Restaura valores
   movedElement.Opacity = 1;
   movedElement.SetValue(Canvas.ZIndexProperty, ++currentZ);
   isDragging = false;
   canvas1.ReleaseMouseCapture();
}
C#

Aqui apenas restauramos os valores. Uma coisa que deve ser notada é que estamos alterando a propriedade Canvas.ZIndex. Isto é devido ao fato que queremos que os elementos que movemos fiquem sempre por cima dos outros. Assim, usamos a variável currentZ para guardar o ZIndex, incrementando-o a cada movimento, de maneira que a cada vez que movemos um elemento, ele tenha um ZIndex maior que o anterior.

Desta maneira, podemos mover os elementos dentro de uma janela WPF. Note que este código pode ser estendido a qualquer FrameworkElement, não sendo apenas para Shapes.

O projeto completo está em https://github.com/bsonnino/ShapesMove

2 thoughts on “Movendo Shapes com o mouse em WPF”

  1. El Bruno says:
    9 January 2008 at 19:18

    Hi … can we have access to the demo source project ??

    thanks in advance

    Reply
  2. bsonnino says:
    10 January 2008 at 02:46

    Sure. You can get it on http://www.revolution.com.br/dragshapes.zip

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  • May 2025
  • December 2024
  • October 2024
  • August 2024
  • July 2024
  • June 2024
  • November 2023
  • October 2023
  • August 2023
  • July 2023
  • June 2023
  • May 2023
  • November 2022
  • October 2022
  • September 2022
  • August 2022
  • June 2022
  • April 2022
  • March 2022
  • February 2022
  • January 2022
  • July 2021
  • June 2021
  • May 2021
  • April 2021
  • March 2021
  • February 2021
  • January 2021
  • December 2020
  • October 2020
  • September 2020
  • April 2020
  • March 2020
  • January 2020
  • November 2019
  • September 2019
  • August 2019
  • July 2019
  • June 2019
  • April 2019
  • March 2019
  • February 2019
  • January 2019
  • December 2018
  • November 2018
  • October 2018
  • September 2018
  • August 2018
  • July 2018
  • June 2018
  • May 2018
  • November 2017
  • October 2017
  • September 2017
  • August 2017
  • June 2017
  • May 2017
  • March 2017
  • February 2017
  • January 2017
  • December 2016
  • November 2016
  • October 2016
  • September 2016
  • August 2016
  • July 2016
  • June 2016
  • May 2016
  • April 2016
  • March 2016
  • February 2016
  • October 2015
  • August 2013
  • May 2013
  • February 2012
  • January 2012
  • April 2011
  • March 2011
  • December 2010
  • November 2009
  • June 2009
  • April 2009
  • March 2009
  • February 2009
  • January 2009
  • December 2008
  • November 2008
  • October 2008
  • July 2008
  • March 2008
  • February 2008
  • January 2008
  • December 2007
  • November 2007
  • October 2007
  • September 2007
  • August 2007
  • July 2007
  • Development
  • English
  • Português
  • Uncategorized
  • Windows

.NET AI Algorithms asp.NET Backup C# Debugging Delphi Dependency Injection Desktop Bridge Desktop icons Entity Framework JSON Linq Mef Minimal API MVVM NTFS Open Source OpenXML OzCode PowerShell Sensors Silverlight Source Code Generators sql server Surface Dial Testing Tools TypeScript UI Unit Testing UWP Visual Studio VS Code WCF WebView2 WinAppSDK Windows Windows 10 Windows Forms Windows Phone WPF XAML Zip

  • Entries RSS
  • Comments RSS
©2025 Bruno Sonnino | Design: Newspaperly WordPress Theme
Menu
  • Home
  • About