Se você ainda não está convencido que o WPF irá mudar a maneira que desenvolvemos programas (e a maneira que nossos usuários irão vê-las), sugiro que dê uma olhada no Family.Show, em http://www.vertigo.com/familyshow.aspx.
Esta é uma aplicação de árvore genealógica, porém ela dá uma renovada no aspecto da aplicação: seu design é muito bonito, a interface com o usuário é simples mas, ao mesmo tempo, o programa é completo e eficiente.
O programa mostra a árvore genealógica na parte esquerda da janela. À direita, é mostrada a pessoa selecionada. Podem-se acrescentar fotos, dados sobre a pessoa ou mesmo textos que descrevam-na. Quando você seleciona outra pessoa, a árvore genealógica se desloca, mostrando o ramo referente a ela.
Uma característica interessante é o slider de visualização da linha do tempo: à medida que alteramos a posição (mudando o ano), as pessoas ficam transparentes (não nascidas) ou escuras (já falecidas). Este é um exemplo típico de data binding, que pode ser feito sem código no WPF.
Neste programa vemos exemplos de data binding, animações, visual rico, textos WYSIWYG, estilos e templates e muito mais...
Você pode instalá-lo via ClickOnce e montar sua própria árvore genealógica, ou mesmo estudar o código fonte, que está disponível aqui.
Gostaria de ver o código fonte como exemplo de como você organina um projeto em wpf
Este código é bastante antigo, dê uma olhada em meu outro artigo: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dn412781.aspx